O artefato tradicionalmente usado na água salgada para a captura de iscas vivas foi adaptado para a água doce, com modelos especialmente produzidos para a pesca de lambaris.
Ele é formado por um chicote percorrido por várias pernadas curtas de anzóis ornados com miçangas, penas, pele de peixe ou outros materiais.
À extremidade inferior é atada uma chumbada ou um pequeno cesto que pode ser preenchido com ração ou quirela, para atrair os peixes. Basta lançar o sabiki na água e, com a linha esticada, deixar que ele afunde até pelo menos o chicote todo ficar imerso.
A maioria das capturas ocorre “na caída”, mas os ataques também podem acontecer executando-se lentos movimentos de sobe e desse com o conjunto.
Em agua saldas:
Em geral, utiliza-se chumbadas mais pesadas em locais profundos e de maior correnteza. Além disso, uma chumbada mais pesada vai imprimir um trabalho mais rápido às iscas enquanto uma mais leve dá um trabalho mais lento
O sabiki pode ser trabalhado em meia água ou no fundo sempre com pequenos toques secos de ponta de vara. Outra dica é ao sentir a fisgada de um peixe dar mais alguns toquinhos, pois muitas vezes estamos pescando em cima de cardumes e acabamos capturando mais de um exemplar.
Os sabikis são especialmente efetivos para capturar Chareletes, Palombetas, Olho de cão, Sardinhas, porém praticamente todo tipo de peixe ataca a isca.
Outras espécies que podem ser pescadas utilizando os Sabikis anchovas, Olhetes, Peixe Galo, o Lambari, Pescadas e uma infinidade de outras espécies. Em geral, essas espécies rendem boas brigas e muita diversão se utilizarmos material adequado.
Comentários
Postar um comentário
Muito Obrigado por você estar acompanhando o nosso site amigo. Aproveito para convida-lo a se inscrever em nosso canal no YouTube e peço que clique nos anúncios que aparecem aqui em nosso site. Assim você esta nos ajudando a manter o mesmo com ótimas dicas. Muito Obrigado amigo.