Nome Popular: Jundiá, Nhurundia, Mandi - Guaru, Bagre - Sapo
Nome Científico: Rhamdia quelen.
Família: Doradidae
Distribuição Geográfica :
América do Sul, incluindo a região Sul do Rio Grande do Sul.
Descrição O peixe Jundiá é um peixe de couro.
Possui coloração acinzentada e ventre branco. Destaca-se por ser uma das mais promissoras no cultivo por meio da Aquicultura, uma vez que apresenta rápido crescimento, fácil adaptação à criação intensiva, rústico, facilmente induzido à reprodução, com alta taxa de fecundação, possuindo ainda carne saborosa, com baixo teor de gordura e poucas espinhas.
Pode atingir 50cm de comprimento e 3kg de peso.
É um peixe onívoro, com tendência a piscívoro, e bentônico, especulador do substrato.
Também alimenta-se de insetos terrestres e aquáticos, crustáceos e restos vegetais, além de peixes como os lambaris e os guarus.
O peixe Jundiá desova em locais com água limpa, calma e de fundo pedregoso.
Não apresenta cuidado parental. Apresenta desova múltipla, com dois picos reprodutivos por ano (um no verão e outro na primavera).
Equipamentos:
Vara do tipo leve - leve médio
Linhas de 10 a 14 lb
Anzol até o n° 2/0.
Iscas:
Iscas naturais, como minhoca, peixes pequenos ou pedaços de queijo prato.
Dicas:
Estes peixes devem ser manuseados com cuidado, porque os espinhos das nadadeiras dorsal e peitoral podem ser bem doloridos.
Comentários
Postar um comentário
Muito Obrigado por você estar acompanhando o nosso site amigo. Aproveito para convida-lo a se inscrever em nosso canal no YouTube e peço que clique nos anúncios que aparecem aqui em nosso site. Assim você esta nos ajudando a manter o mesmo com ótimas dicas. Muito Obrigado amigo.