Pesca com Caiaque saiba como tudo começou !




Aprenda mais sobre a origem desta modalidade e comece a praticar amigos

Muitas vezes imaginamos como deveria ser pescar em determinado lugar, algumas vezes até passamos por muitos pontos de pesca com um bom potencial na estrada e nos perguntamos: Será que ali tem bons peixes?

Bom, junto com esta pergunta, muitas vezes vem outra: Mas como chegar até este determinado ponto? Será que daria certo com um barco ou será que existe uma trilha que leva até este determinado pico?



Muitas vezes nos fazemos estas perguntas, mas esquecemos de uma solução muito mais simples, divertida e produtiva. Por que não ir até este ponto com um caiaque?

Aliás, por que não comprar um caiaque?
Você vai ver que além de divertida e cheio de aventuras, este tipo de pescaria pode render boas capturas e muitos relatos. Seja bem-vindo a Pesca com Caiaque amigos.

Um Pouco de História da Pesca com Caiaque

O povos Aleut do Ártico da América do Norte foram pioneiros no desenvolvimento dos primeiros caiaques há cerca de 4000 anos e da Pesca Com Caiaque. Na língua local a palavra Inuit significa“Barco de Caçador” e teve seu papel como o principal uso para caça de focas, morsas e até mesmo baleias.

Silencioso, discreto, eficiente e versátil projetos Inuit foram amplamente utilizados em todo o extremo norte do Labrador, da Groenlândia e para tão longe como a Sibéria até a década de 1950.

Extremamente leve e manobrável, caiaques Inuit foram projetados para ser tranquilos e ágeis, mas também deveria ser resistente suficiente para suportar mares mais revoltos .


Além das versões de uma única pessoa que se parece com caiaques modernos, eles também utilizavam caiaques maiores que poderiam levar famílias inteiras e suas posses. Os caiaques menores foram utilizados principalmente para a caça. 

O caiaque palavra realmente significa “barco de caçador.” Caiaques são ideais para a caça por causa de sua natureza de cautela e assim poderiam deslocar-se sobre os animais inocentes no litoral ou águas abrigadas.

O caiaque encontrou seu caminho para a Europa no início da década de 1800 como um barco quadro soft-sided, e pouco tempo depois, o caiaque começou a ser praticado como esporte.

Os caiaques também mantiveram seu uso prático em águas geladas exploradores do Polo Norte e Polo Sul os levaram nas suas primeiras expedições. Logo depois, aparecem os aventureiros de caiaques. Em 1931, um homem chamado Adolf Anderle tornou-se a primeira pessoa a descer de caiaque o desfiladeiro Salzachofen. Este pode ter sido o principal personagem do nascimento de canoagem aventura.

A Escala Internacional de Dificuldade foi estabelecida pouco tempo depois de classificar como perigosas corredeiras de um rio foram  o mesmo sistema de classificação usado hoje.




As Vantagens da Pesca com Caiaque:

• Fácil transporte.
• Peso entre 20/25 quilos.
• Transporte simples no automóvel.
• Boa navegabilidade em rios e mares.
• Boa navegabilidade em represas e canais.
• Não necessita rampa para embarcações.
• Navegação segura.
• Excelente estabilidade, pois estes possuem fundo plano e quilha.
• Acesso à pontos de pesca com até 40 cm de profundidade.
• Deslocamento rápido.
• Aproximação super silenciosa.
• Proximidade à natureza.
• Baixo custo.
• Não poluí nem emite ruídos.


Diante das evoluções de processos modernos na produção de peças plásticas, das resinas e da ferramentaria, o caiaque passou por profundas mudanças, visando atender suas diversas formas de utilização. Foram desenvolvidos modelos para navegação em oceano, caiaques tipo sit-on-top para pesca e lazer, outros para corredeiras, surf, competição, etc.

Existem caiaques fabricados em madeira laminada, revestida com resina epóxi especial, caiaques em fibra de vidro que são normalmente em fundo redondo tipo fechado (como são os dos esquimós) e os rotomoldados em polietileno de média ou alta densidade, estes últimos mais modernos e de nosso interesse.

Tanto os caiaques de pesca como os de uso geral e lazer, todos rotomoldados, possuem fundo plano dotado de quilha proporcionando grande estabilidade sem prejudicar seu desempenho durante as remadas, ajudando manter a proa, ou seja, o sentido de navegação, características fundamentais para a Pesca com Caiaque. Assim, surgiram os caiaques especiais rotomoldados para pesca, com fundo plano dotado de quilha, tipo sit-on-top, com estrutura (obras mortas) suficiente para atender o pescador como o assento, caixas fechadas para acomodação de máquina fotográfica, iscas, celular, lanches, etc., proporcionando conforto, segurança e bom deslocamento ao usuário.

Todo este desenvolvimento tem ocorrido devido ao forte crescimento do uso de caiaques para pesca, dentre outras atividades, cuja prática está cada vez mais difundida devido seu baixo custo e sua simplicidade, onde as fábricas estão criando caiaques cada vez mais eficientes, leves e funcionais.

Existe ainda a possibilidade de customizar o caiaque inserindo equipamentos cada vez mais sofisticados, tais como sonar (fishfinder), suportes reguláveis para varas, rádio de comunicação, bússola, além do cabo para poita, caixa para isca viva, vela para deslocamento, etc.

Sem falar que com um caiaque você pode pescar naquele ponto mais afastado no meio do rio, represa etc... O transporte do mesmo pode ser feita no teto do carro bem amarrados nos suportes conhecido como Rack ou Longarina, ou ate no bagageiro de alguns carrros.


Não podemos esquecer um item fundamental amigos.
O colete salva vidas, por mais que vc saiba nadar é muito importante sempre que for pescar com caíque usar um colete salva vidas e de preferência nunca ir sozinho.

Bom amigos esta é um pouco da historia do Caiaque espero que vocês gostem e se vc pesca com caiaque mande suas fotos para nos amigos.


Comentários