Dicas para a Pescaria de carpas



Nosso amigo Pescador de Plantao Leonardo Gabriel







Neste artigo vou tentar passar um pouco do meu conhecimento na Pescaria de Carpas amigos. Estes peixes que podem chegar a 30 Kg em alguns lugares aqui no Brasil ou ate mais. Mais que em alguns lugares na Europa podem ultrapassar os 50 Kg facilmente. A maior Carpa que eu já fisguei tinha 15.600 kg. Esta pescaria foi feita em um lago na cidade de Irani - SC. Em Companhia dos meus amigos da Equipe de Pesca “Pesca nada Inocente”. Confesso que a briga foi longa cansativa, mas muito satisfatória. 
Bom amigos vamos ao que interessa espero que gostem deste artigo e peço que nos ajudem a manter o nosso Blogger com qualidade, atualizado, com informação e com ótimas dicas, basta clicar nos anúncios que parecem aqui no topo e na lateral deste artigo, que vocês estarão nos ajudando e muito. 

Originária dos rios e lagos da Ásia e Europa, a Carpa comum ou como também é conhecida, A Carpa Chinesa é muito popular por ser um peixe de tamanho razoável e ter uma carne de qualidade relativamente boa. 

São peixes herbívoros, ou seja, se alimentam de plantas e plânctons, e podem chegar a ter mais de 1,2 metros de comprimento e pesar mais de surpreendentes 20 quilos. 
Várias espécies de Carpas vêm sendo amplamente introduzidas na América do Sul, e tiveram uma boa adaptação ao clima do nosso continente. Varios Pesqueiro e ate mesmo Rios do nosso Brasil possuem hoje algumas especies de carpas como  A Carpa Hungra, Espelho, Capim e Cabeçuda.

O equipamento para a pesca de Carpas indiferente da espécie é basicamente o mesmo, o que vai mudar é se você ira pescar de fundo ou superfície. Você pode pescar com anzol em montagem simples e em alguns casos pode usar os tradicionais chuveirinhos. 

Lembrando que algumas espécies de carpa se alimentam no Fundo e outras mais na superfície. O ideal é utilizar uma vara com comprimento entre dois e quatro metros, dependendo da distância em que será arremessada a linha e o peso da isca e dos equipamentos utilizados. 


A linha deve ser de 0,30 ou 0,40 milímetros e um molinete ou carretilha que suporte tal linha.

Molinete 4.000 e 5.000 geralmente suportam muito bem esta pescaria, a marca pode ser de acordo com o seu bolso e gosto. Caso seja uma linha de multifilamento, é possível a utilização de uma espessura menor. 

Anzóis do tipo maruseigo número 12 a 18 ou 1/0 ou 2/0 são o necessário para uma pesca bem produtiva. Mas hoje em dia se usa muito os famosos Chuveirinhos para fisgar principalmente as Carpas cabeçudas.

O Chuveirinho para Massa que é aquele com uma mola no centro e com 4 ou 5 anzóis pendurados em volta e em baixo do chuveirinho. 

Chuveirinho para Massa



E o Chuveirinho para Pastilhas que no lugar da mola tem uma aste para manter a pastilha no lugar com os anzóis armados em volta.

Chuveirinho para Pastilhas


Lembrando que existe também um chuveirinho pra fundo tanto para massa quanto para pastilhas.A diferença deste chuveirinho é que os anzóis levam uma miçanga em cada anzol fazendo com que os mesmos flutuem. E como as carpas não mastigam, mas sim sopram e sugam, ao se aproximar para comer as partículas que estão se soltando da massa acabam sugando o anzol e se fisgando.

Montagem do Equipamento 

A pesca da carpa é uma pescaria de espera para a pesca da carpa com anzol apenas, a montagem é
a tradicional com:
A boia para carpa, chumbo e anzol.

Para a pesca da carpa com Chuveirinho é recomendável à montagem especial do equipamento que será utilizado.


Para isso iremos precisar de:

Linha 0,40mm
Duas miçangas
Chumbo poita (Tarrafa)
Boia para carpa
Chuveirinho
Um pedaço de linha extra para fazer um nó de correr ou a borrachinha que faz o mesmo trabalho.
Um Snap

O jeito de montar esse equipamento é como mostra na foto a baixo.


Primeiro inserimos todos os itens na linha nessa ordem:
Primeiro o chumbo poita, depois a primeira miçanga, em seguida a boia para Carpa, a segunda miçanga e na ponta da linha você amarra o Snap para poder trocar mais facilmente o seu chuveirinho.

Montagem




Depois de colocados os equipamentos, iremos inserir o nó de correr entre o chumbo e a primeira miçanga. O nó de correr dá liberdade para ajustar a profundidade em que o chuveirinho irá ficar abaixo da boia. O ideal é começar com 20 centímetros entre o nó de correr e o chuveirinho, depois podemos regular para que o chuveirinho fique mais no fundo ou mais perto da superfície.

As miçangas devem possuir um buraco menor que a espessura do nó de correr para que a boia fique presa abaixo do nó e afunde quando o peixe fisgar. Caso não tenha miçangas desse tipo, você pode colocar uma miçanga menor entre a miçanga maior e o nó de correr.

A pescaria de carpas é uma pescaria de espera, ou seja, após arremessar a sua isca na água você deve colocar a vara em um suporte de vara e se possível colocar um sininho na ponta da vara.
Assim caso o peixe fisgue e se você estiver distraído saberá que tem peixe na linha.

Nunca deixe sua vara fora de um suporte ou apoiada apenas no chão, pois se fisgar uma carpa pode muito bem ter seu equipamento levado para dentro da água.

Iscas
As iscas para a pesca de Carpa variam muito, mas você pode usar:
Massa, Pastilha, Pão, Ração, Salsicha, Boilies entre outras.

Dica 
O ideal é que você arremesse sua linha o mais longe do possível do barranco, é lá onde as Carpas preferem ficar. Com um anzol a 20 ou 30 centímetros linha abaixo da boia, será muito fácil fisgar pelo menos algumas carpas durante sua pescaria.

O confronto 
Devido ao seu enorme peso e curvatura favorável para obter grandes velocidades dentro da água, a
Carpa irá garantir uma boa disputa e não se renderá fácil.
O peixe deve ser bem trabalhado e mantenha a fricção consideravelmente relaxada porque qualquer arrancada ou sacudida desse bitelo pode fazer com que a linha se parta ou que a boca do peixe rasgue e o anzol se solte.

Na hora de fisgar o peixe, leve em consideração que a carpa possui uma boca bem delicada e uma puxada rápida ou com muita intensidade pode rasgar a boca do peixe antes mesmo de fisga-lo.

A melhor dica para conseguir manusear esse peixe com sucesso é a paciência.
A Carpa é um peixe muito forte e cheio de energia que lutará para fugir com todas suas forças.
Depois de calmo, será um troféu em tanto e valerá a pena toda a paciência que tiver com esse bitelo.

Temos varias receitas de massa para Carpas em nossa área de Massas de Pesca amigos.

Receita de massa para a Pesca de Carpa capim, Húngara, Catfish, Piau e Tilápias.
Massa para pesca de Carpas de todos os tipos 
Mas se quiser nos enviar a sua receita será muito bem vida.



Uma loja de confiança e que tem um Kit para Carpa com todos os itens necessários e com um dos melhores preços do mercado é a nossa Loja Parceira PESK SHOP BRASIL Quem quiser pode entrar em contato com os nossos amigos da PESK SHOP BRASIL pela sua pagina e encomendar seu kit para Carpas.

Quer ver alguns videos de Pesca de carpas amigos? 
Clique no linck a baixo e veja varios videos de Pesca de carpa em nosso canal no YouTube
 https://www.youtube.com/my_videos?o=U&sq=Carpa

Comentários

  1. Opa em q lago vc pesca acarpa de 15kg .em irani.. era açude lago natural..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em um lago central na cidade amigo, nao sei o nome do lago mas ficamos tres dias acampados no mesmo pescando

      Excluir

Postar um comentário

Muito Obrigado por você estar acompanhando o nosso site amigo. Aproveito para convida-lo a se inscrever em nosso canal no YouTube e peço que clique nos anúncios que aparecem aqui em nosso site. Assim você esta nos ajudando a manter o mesmo com ótimas dicas. Muito Obrigado amigo.