Mais de 99 toneladas de peixes são mortos no Lago Serra da Mesa.

Investigação deve apontar os primeiros resultados em breve as suspeitas são de uma possível contaminação.

Grande parte deste numero morreram em apenas uma semana, um laudo com analise da água deve ser divulgado ainda esta semana, as suspeitas apontam para um veneno utilizado nas plantações próximas do lago usadas por agricultores devido à quantidade de chuvas no local.

Ate o momento é apenas uma suspeita, mas vários moradores da região afirmam que a utilização deste possível veneno tenha causado a morte dos peixes.

Em nota publicada no portal Diário do Norte, o zootecnista e superintendente de Pesca e Agricultura da Prefeitura de Uruaçu, Paulo Roberto Silveira Filho, relatou que os primeiros registros de mortandade de peixes foram verificados no último mês de dezembro, apenas no confinamento por tanques-redes, quando por decorrência da falta de chuvas, o reservatório chegou a um nível pluviométrico muito baixo, com apenas 12% de sua capacidade total de armazenamento de água.

De acordo com a Secima, o lago de Serra da Mesa é licenciado pelo IBAMA.

Caso a hipótese de contaminação da água por agrotóxicos, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agro defesa) deverá entrar no caso, com a fiscalização e o monitoramento das plantações na região.

2016 esta se saindo o ano de desastres ambientais, infelizmente toda semana temos uma noticia como esta aqui. Acredito que já passou da hora das autoridades agirem com maior rigor, pois do jeito que as coisas andam logo logo nos rios do nosso Brasil não haverá mais peixes.

Comentários