Otimas dicas para pesca de Traira amigos



Nosso amigo Pescador de Plantão Roger Matheus



Pode ser em cavas de antigos areais, em lagos criados pela cheia de rios como acontece no Rio Iguaçu em São Mateus do Sul por exemplo.

Em lagos com galhada e plantas aquáticas que são os locais preferidos das Traíras.




Costumo fazer os arremessos bem próximos as estruturas, por cima das plantas e ao lado das galhadas. 

Sempre começo com um trabalho de isca mais lento com leves toques na isca e um recolhimento mais lento com paradinhas. Nunca tiro os olhos da isca e sempre observo o lago próximo à isca, pois algumas vezes é possível  ver o peixe se aproximar da isca para ataca-la, o que deixa a pescaria muito mais emocionante.


Como costumo escolher um ponto de pesca para pescar as Bocudas?




Pela manha as trairás sempre estão nos lugares mais rasos, onde caçar é mais fácil pra elas, pois nas partes rasas os insetos, ratos e outras presas procuram às vezes atravessar um lago ou apenas tomar um pouco de água.

Por isto aconselho que comece sempre arremessando nas partes mais rasas e se não tiver ataques passe para as áreas mais fundas.

As partes de fundo do lago aquela la no final, ou os barrancos são locais estratégicos que não devem passar em branco as trairás gostam muito de ficar paradas esperando uma presa nestes locais, pois elas pescam por tocaia só aguardando o momento certo de atacar sua presa que passe per perto dela.

Lembre que por gostar de caçar assim as Bocudas adoram ficar escondidas nas galhadas ou de baixo das plantas aquáticas para se esconder e dar um bote certeiro em sua presa.


Por esse motivo os arremessos têm que ser feitos próximos a galhadas, e barrancos, pedras galhadas ou plantas.

As Trairás às vezes são bem preguiçosas sendo necessário mais de arremesso no mesmo local para fazer com que ela tenha interesse pela sua isca, nunca desista de um bom ponto de pesca antes de insistir varias vezes.

Sempre de um ou dois toques em sua isca antes de começar a recolher lentamente e com algumas paradinhas. Às vezes o ataque acaba sendo bem próximo ao barranco ou ao barco se você estiver embarcado.

Sempre que você usar de isca os Plugs de barbela longa, Shads e Jigs lembre que o arremesso deve ultrapassar o local onde você acredita que o peixe possa estar. Para poder dar tempo da isca afundar.

Usando shads e jigs você muitas vezes consegue deixar sua isca bem em cima dos peixes, deixando sua isca de cara com o predador, neste caso o bom é usas pequenos toques, paradinhas, toques espaçados e balanceados.

Na pescaria de superfície você pode usar varias iscas como:
Frogs, zaras, sticks e helices, Spinners e Spinner baits.

Sempre começo com as hélices para chamar a atenção das bocudas, pois a maioria das iscas de hélice tem alem das suas hélices que produzem vibração na água alguns chumbinhos dentro dela que produzem barulho irritando e atraindo as Traíras.
Logo depois mudo para as zaras e os Fogs que são imbatíveis.

Com relação à isca natural para as trairás, já usei de tudo. Mas o que mais deu resultado foram os lambaris, pedaços de carne, salsicha (Vina) e tripa de galinha.

O equipamento que costumo usar em minhas pescarias de Trairás é uma Carretilha básica que adoro. Quando uso linha multifilamento uso varas de 17 lb. e 14 lb. de 5′ até 5’6″, pois a fisgada se torna bem mais firme. Ou dependendo da ocasião uma vara de 20 lb., mais rápidas, em função da fisgada com monofilamento.


A carretilha sugiro que use uma com no mínimo 7 rolamentos ou mais, pois conforme for passando o dia você estará exausto de tanto lançar e recolher, e uma carretilha mais leve ajuda e muito o pescador.

Bom amigos espero que este artigo os ajude a melhorar suas fisgadas e aumente o seu conhecimento na pesca das bocudas.

Quero agradecer aos nossos amigos Pescadores de Plantão que nos autorizaram usar suas fotos neste artigo, muito obrigado amigos

Leia também: Aprenda a melhorar suas fisgadas na pesca de Traíras com Iscas artificiais Frogs.
E veja o vídeo a baixo e aprenda a fazer Torresminho de Trairá amigos.


Comentários