Aprenda um pouco mais sobre as Iscas de Superfície





As iscas artificiais ainda são um mistério para alguns pescadores, principalmente para os parceiros que estão iniciando na arte da pesca.

São varias iscas, vários nomes diferentes que podem confundir quem esta iniciando nesta modalidade de pesca. Pensando nisto resolvi escrever um pouco sobre elas Pretendo descrever os tipos de iscas artificiais, como forma de dar aos parceiros que estão iniciando uma noções de como elas funcionam e como os peixes podem ser atraídos por elas.

Vamos começar por cima rsrsr pelas iscas de superfície, espero que gostem deste artigo amigos. 

Iscas de Superfície: 

Essas iscas são chamadas assim porque seu “trabalho” para atrair os peixes ocorre na superfície ou logo abaixo da superfície da água (sub-superfície). Essas iscas flutuam, e são utilizadas com recolhimento em velocidade média, com movimentos de ponta de vara e em alguns casos, com recolhimento em velocidade variada, conforme a situação de pesca, vejamos algumas
  
Frog:



Não tem como falar de isca de superfície sem falar do Frog (Sapinho)

Os Frogs são ótimas iscas que imitam um sapinho nadando na superfície com movimentos muito parecidos que atraem os predadores. Uma isca muito produtiva principalmente na pesca de predadores como Trairás, Black Bass entre outros.


Forma de Trabalhar:
Quando você for fazer o trabalho, nunca deixe a isca totalmente esticada.
Arremesse e recolha com toques curtos e secos de ponta de vara. Você pode alternar entre 1 e 2 toques. É uma isca de superfície que trabalha muito bem. Você também pode trabalhar com toques cadenciados, curtos e recolhimento contínuo. A isca vem fazendo um zig zag.


Popper:


Estas iscas usualmente têm uma boca côncava que produz ruídos e a formação de bolhas na superfície, como se pequenos peixes ou animais como sapos estivessem se alimentando na superfície ou se debatendo em fuga. São trabalhadas com pequenos toques de ponta de vara enquanto recolhidas.

São iscas extremamente produtivas e com inúmeras formas de trabalho. Pode-se optar entre o trabalho rápido e sem paradas, lento e com paradas, toques mais longos, toques mais curtos, etc...

É uma isca que imita muito bem qualquer tipo de alimento, lambaris, peixes feridos, insetos, até mesmo frutos caindo na água. Também é possível trabalhar como zara alguns poppers. A boca do popper é a principal parte da isca, ela determinará o trabalho da isca. Com esta isca, você consegue capturar peixes como Tucunarés, Traíras, Matrinxãs, Piraputangas, Cachorras, Dourados, Tilápias, Bicudas entre outros.

Zara:


Iscas de superfície no formato de um charuto curto, que executam um nado em zigue-zague, muito atraente para os predadores.São utilizadas em recolhimento contínuo, com pequenos toques de ponta de vara. As iscas zara , são normalmente de corpo roliço, e com um rattlin forte, são trabalhadas na superfície, e são iscas muito versáteis.

Pode-se trabalhar esta isca com movimentos mais rápidos, o que é mais aconselhado para predadores na época de reprodução, quando estão com filhotes, ou podem ser trabalhadas de forma mais lenta, para irritar, ou deixar o peixe curioso, resultando em um ataque. Recomenda-se o uso de zaras para todos os tipos de peixes como Tucunarés, Traíras, Piraputangas, Dourados, Cachorras, Trairões, Matrinxãs, Bicudas entre outros .

Hélice:


Iscas de superfície que têm como característica a existência de uma ou duas hélices, presas na parte traseira ou nas duas extremidades da isca. Essas hélices provocam ruídos e turbulência na superfície, que atraem os predadores.

Devem ser recolhidas com movimento contínuo, variando a velocidade, ou com pequenos toques de ponta de vara. São iscas que levam o peixe ao ataque, devido à irritação provocada ao trabalhar esta isca, mas algumas vezes o peixe ataca a isca por defesa de território, ou pelo nado similar de um peixinho fugindo sob a superfície da água.

Este tipo de isca é mais recomendado para alguns tipos de peixes como Trairões e Tucunarés (mais produtivo na pescaria dos açus) (no horário em que eles estão caçando ou mais na superfície). (manha / começo da tarde).

É uma isca que não necessita do uso de rattlin, pois é bem barulhenta somente com as hélices. Normalmente tem um formato fino e roliço, e em alguns casos é recomendado até o uso de um girador no pitão da frente, para evitar a torção da linha ao trabalhar a isca.


Stick:
 

Estas iscas de superfície têm como particularidade um pequeno peso na sua extremidade, que faz com que a isca flutue na posição vertical e com a cabeça fora d’água, como se fosse um pequeno peixe com dificuldade para respirar.

Trabalhadas com pequenos toques de vara, afundam e em seguida voltam à superfície.

Os sticks , são iscas que na maioria das vezes trabalham imitando um peixe ferido, e todo stick é também uma isca zara, ou seja, é uma isca só, mas com dupla possibilidade de trabalho.

Se trabalhar dando intervalos pequenos e toques de ponta de vara curtos e secos, essa isca será um stick, mas se trabalhar dando toques rápidos, sem intervalo, será um trabalho de zara. Os sticks são recomendados para peixes como Black bass, Cachorra, Traíra, Robalo , Tucunaré entre outros.

Bom assim terminamos este artigo sobre as iscas artificiais com algumas iscas de superfície.Se algum amigo quiser acrescentar nos comentários mais algum detalhe fique a vontade. Espero que este artigo possa ajudar alguns parceiros, há entender um pouquinho melhor sobre as iscas de superfície, e que possa ajudar em suas pescarias atrás dos bitelos.

Pescaria de Traíra, realizada pelo nosso amigo Pescador de Plantão Luciano Del Rio


Comentários

  1. Os amigos pescadores poderiam informar as condições dos rios...pesqueiros de suas regiões para que os visitantes não se deparem com má condições de pescaria...
    Tipo de o Rio está cheio e sujo de mais...qual os tipos de peixe e tipo de iscas pra pescaria do Rio de sua região. ..ajudaria muito e promoveria até mais turistas pescadores pra região. ..
    Abraços a todos ....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito Obrigado por você estar acompanhando o nosso site amigo. Aproveito para convida-lo a se inscrever em nosso canal no YouTube e peço que clique nos anúncios que aparecem aqui em nosso site. Assim você esta nos ajudando a manter o mesmo com ótimas dicas. Muito Obrigado amigo.