Saiba o que considerar na hora de escolher sua linha de pesca





Ao lado da isca e da vara, a linha de pesca é um dos itens mais essenciais para quem vai pescar. Ela é uma das principais peças que definirão se sua pesca será um sucesso ou um fracasso, além de ser a grande responsável pela fisgada do peixe que tanto quer.

Tipos e aspectos de linha de pesca que você deve conhecer 

Para escolher a melhor linha de pesca para você, e conseguir ter sucesso em sua pescaria, é preciso estar atento ao seu diâmetro, resistência e também qualidade do material – assim como a molinete, vara de pesca e anzol que está usando. No mercado de pesca é possível encontrar linhas de pesca de náilon, fluorcarbono, monofilamento e até mesmo as de multifilamento, mas você sabe o que deve levar em conta na hora de fazer essa escolha?




O tamanho do peixe influencia na sua escolha 

Na hora de escolher a sua linha de pesca, considerar o tamanho do tipo de peixe pode servir como parâmetro. explicação é simples: Quanto maior for o peixe que se pretende pescar, maior precisa ser a grossura da linha de pesca. Seu conhecimento e experiência no ofício tornarão essa identificação cada vez mais fácil.

Diferenças entre linhas de pesca mais utilizadas 

Existem três tipos de linha de pesca que você precisa conhecer para saber escolher o melhor modelo para sua pescaria. Confira as principais diferenças entre as linhas de monofilamento, multifilamento e fluorcarbono:

Linha monofilamento (nylon) 
A linha de pesca de monofilamento (nylon) foi criada na segunda guerra mundial e, ao longo do tempo, veio sendo aperfeiçoada com novos tipos de matérias primas, aumentando a qualidade, diversidade de espessuras e cores. Ela é, basicamente, o tipo de linha de pesca preferida pelos praticantes de dessa atividade. Quando falamos em custo benefício, a linha monofilamento é, sem dúvida, a melhor opção. Uma linha barata e popular entre pescadores de diversas classes e segmentos.





Linha multifilamento 
Este tipo de linha de pesca é bastante nova,sendo criada já no século XXI. Muitos pescadores acreditam que ela veio para revolucionar o mundo da pesca e oferecer mais qualidade segurança e resistência aos praticantes. Elaborada com fibras sintéticas e ultrafinas, a linha de pesca multifilamento é minuciosamente fundida e trançada durante sua fabricação. Dependendo da marca, ela é considerada mais ou menos áspera. Sua principal característica – e também o seu maior diferencial – é o fato de ser mais fina e resistente ao mesmo tempo.

Linha Fluorcarbono 
Já as linhas de pesca de fluocarbono são um tipo de linha com elasticidade reduzida, porém altamente resistente à abrasão em ambientes difíceis. São fabricadas para assimilar a luz com a água, sendo praticamente invisível para os peixes. Um bom diferencial dessa linha de pesca é que ela mantém sua força quando está molhadas (ao contrário de outras linhas). As linhas de pesca de Fluorcarbono também são consideradas de monofilamento, porém com maior resistência.

Você ainda tem dúvidas sobre a linha de pesca que deve usar na sua pescaria? Compartilhe sua opinião com a gente!

Comentários