Aprendendo como usar o Sonar em suas pescarias







SONAR é uma sigla em inglês que quer dizer Sound Navigation And Ranging ou numa tradução livre algo como Navegação e Determinação da distancia pelo som. Para a navegação marítima se trata de um instrumento muito importante.

Um sistema que já foi muito útil durante as guerras para localizar submarinos e também para que fossem efetuados estudos e pesquisas acerca do oceano e o que podemos encontrar lá. É possível determinar profundidades e até mesmo depressões para que seja mais fácil durante a pesca localizar cardumes.

Como Funcionar o Sonar:




O SONAR funciona como um tipo de emissão de ultra-sons, aquelas ondas de alta frequência, através de aparelhos que possuem um receptor de som. Esse receptor faz cálculos que determinam a distancia e a velocidade dos objetos e peixes que se encontram embaixo da água.



  Utilizando o Sonar Nas Suas Pescarias ira te Ajudar:

Sim e Muito, da linha da água pra baixo, toda e qualquer informação que você tiver será de grande ajuda, coisa que você sem sonar, não terá.

As principais e mais importantes informações q um sonar pode repassar ao pescador são: profundidade, temperatura da água, tipo de relevo, formato de relevo.

Às vezes, no meio do nada (água para todos os lados), você encontra uma boa estrutura submersa a 2m, 3m e etc,coisa que, sem o sonar, você jamais saberia.

Em alguns casos o pescador descobre q o peixe daquela região fica mais ativo quando a temperatura da água está em 30 graus, por exemplo.


2- Usar sonar em rio, onde a profundidade é baixa, vale a pena?

Sim, toda e qualquer informação que você tenha que lhe mostre o que está abaixo da linha d'água irá te ajudar.


3- O sonar mostra o que está na frente, sob ou atrás do barco?

Isso vai depender de onde está instalado o transducer, que é uma peça q envia e recebe os sinais enviados "para baixo".

Na grande maioria dos casos o transducer é instalado na traseira do barco, ou seja, o que é exibido na tela do sonar já passou por baixo do barco. Você precisa arremessar pra trás para aproveitar as informações da imagem.

Em alguns casos, o pescador instala o transducer na base do motor elétrico (em alguns motores elétricos mais caros um transducer já vem instalado na base), mas nestes casos, a informação exibida na tela é está exatamente sob o bico do barco.


4- E qual tipo de sonar vale a pena investir?

                                Pirinha                                                            Cuda

                     
                                               


O mais interessante para os pescadores de represa, lagos e para aqueles que pescam tucunarés na superfície (ou não), são os sonares de modelos mais simples, tipo Cuda, Pirinha e etc...

Sim, estes sonares são na verdade pequenos "notáveis" que exibem as mesmas informações úteis de muitos sonares de R$ 1.000,00 ou mais.

Dica:

Sempre Pesquise bem sobre o Sonar que deseja comprar, não caia no papo de picaretas que tentam te vender uma coisa, dizendo que funciona que tem varias opções, que você usando vai pegar todo tipo de Peixe, mais no final, quando for utilizar na sua pescaria so vai ter prejuízo. Pesquise valores e macas, as vezes pagar um pouco mais caro sempre é a melhor solução, para não ter nenhuma dor de cabeça no Final.


Comentários