Saiba Tudo Sobre a Pesca de Saicanga







Saicanga (Acestrorrynchus hepsetus).
Também conhecido por: Branca, Peixe Cachorro, Lambari Cachorro, Cadela Magra, etc, etc...

A Saicanga é encontrada em todos os rios e riachos do Brasil,
O melhor é que ela é conhecida como "Truta Brasileira" pois pega em todas épocas do ano, inclusive no INVERNO. Além de que, com pouco investimento e meia dúzia de iscas dá para fazer uma ótima pescaria.

Peixes de escamas diminutas,corpo alongado, um pouco comprimido,nadadeira dorsal na porção posterior do corpo,focinho longo,boca grande, dentes caninos. Coloração clara, com uma mancha escura na base da nadadeira caudal, podendo apresentar outra mancha atrás do opérculo. As maiores espécies alcançam cerca de 35cm.









Equipamentos:

A forma as iscas naturais e artificiais para pescar este lambari gigante e com dentes bom de briga e delicioso para comer com um limãozinho e uma cervejinha seja com os amigos a beira de um rio ou em casa com a família são variados, mais vou passar um pouco do que sei para pescar as belas e briguentas Saicangas.

Gostaria de pedir aos amigos que assim como eu praticam esta pescaria deliciosa que compartilhem um pouco do seu conhecimento nos comentários para que assim juntos possamos ajudar mais amigos a ter a mesma emoção que temos ao pescar este belo e delicioso peixe. Peço também aos amigos que acompanham o nosso Blogger que nos ajudem a manter o mesmo sempre com ótimas dicas e atualizado. E se puderem cliquem nos anúncios que aparecem nos artigos, pois assim estarão nos ajudando e muito amigos.

Equipamento leve:



Os equipamentos para esse tipo de pescarias são de categoria Ultra Leve ou Leve.
Varas entre 2 e 10 lbs proporcionam uma briga boa e uma corrida deliciosa na ponta da linha. Um peixe pequeno, mas com uma briga de gigante.

Carretilhas ou Molinetes se preferir os molinetes sugiro os micros com capacidade de linha de 60 a 80 metros 0,8 / 0,18 já são o suficiente para uma boa briga com muitos peixes na ponta da linha.

As iscas naturais você pode considerar as belas e infalíveis minhocas sempre ativas e vistosas, (Leia o nosso artigo de como manter as minhocas sempre ativas e vistosas durante toda a sua pesaria)







Ou pedaços de peixes na ponta do anzol. Se optar pelas iscas Artificiais as de 3 a 6 cm de 2 a 8 gramas são ótimas para esta pescaria, sem falar que são muito produtivas e a emoção da fisgada é de fazer qualquer pescador se arrepiar.

Uma tecnica de pesca muito eficiente e praticada na pesca das belas Saicangas é a Baitcast (arremesso de iscas artificiais) também conhecido como BaitFinesse (que nada mais é que material para arremessar iscas leves). Além do baitcast, as saicangas pegam muito bem com equipamento de e iscas de fly (Pesca com Mosca).

Anzóis pequenos e empate de aço pequeno.
Iscas artificiais de meia água ou superfície, de 3 até 6 cm, no máximo, e spinners pequenos

Equipamento de Fly:
Fly, equipamento #2, com um shock tippet, utilizando-se de moscas, ninfas, e pequenos streammers, geralmente chamativos.




As Saicangas na natureza se alimentam de pequenos peixes, minhocas e insetos. Procure os remansos do rio, próximo a correntezas, e arremesse, dentro da corredeira e faça a isca cruzar a parte agitada para calma, normalmente é ali que as dentuças estão


Iscas Artificial:
As iscas para saicangas são iscas de 3 a 7 cm de 2 a 8 gramas.
Não existe uma mais produtiva que a outra, todos sabemos que vários fatores como clima, temperatura da água, cor da água, vento entre outros influenciam, fazendo com que o peixe bata as vezes mais em uma isca do que em outra e vice versa. Mas as iscas artificiais que posso indicar são:
Os Plugs de meia água e spinners que sao muito produtivos e dao um exelente resultado amigos.
Claro que existem outras opçoes, mas estas duas irao ser as mais produtivas em sua pescaria.




TRABALHO das ISCAS: 


A saicanga se alimenta de outros peixes menores e insetos.
Más é exigente no trabalho das iscas, a única isca que tive ação apenas com recolhimento contínuo foram nos SPINNERS.

As outras iscas precisam ser trabalhadas com toques de ponta de vara deixando o nado bem errático, Quanto mais a isca parecer um peixinho ferido, maior a quantidade de ataques.

A Velocidade de trabalho depende da cor da água, Com águas mais turvas, prefira um trabalho mais lento Com água mais limpa, trabalhe um pouco mais rapido. Na superfície procure trabalhar a isca mais devagar, imitando insetos...




Dicas:

A saicanga é um dos peixes mais representativos na pesca ultra-leve com iscas artificiais, utilizando-se linhas finas de até 8 libras de resistência. Muito facil de encontralas em águas paradas e com poucas correntezas.



Comentários

  1. Moro no litoral sul de São Paulo, Praia Grande ... todos que pescam nos rios daqui costumam usar pequenos pedaços de (salsicha). Além de ser uma isca barata, ela é muito produtiva... garantia de otimos resultados ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito Obrigado por você estar acompanhando o nosso site amigo. Aproveito para convida-lo a se inscrever em nosso canal no YouTube e peço que clique nos anúncios que aparecem aqui em nosso site. Assim você esta nos ajudando a manter o mesmo com ótimas dicas. Muito Obrigado amigo.