Saiba tudo sobre o Aruana







Aruanã é um peixe de água doce da família Osteoglossídea, muitas vezes conhecidos como língua de osso. Nesta família de peixes, a cabeça é ossuda e o corpo largo é coberto por escamas enormes, formando um padrão de mosaico.

As espinhas dorsal e anal possuem leves raios e são longos, enquanto as peitorais e ventrais são pequenas. O nome língua de osso é derivado de um osso dental na parede da boca, a "língua", equipada com dentes que mordem contra os outros no céu da boca. Os peixes podem obter oxigênio pelo ar sugando até o saco de gás, que é alinhado com capilaridades como tecido.




Alimentação:

 É um peixe carnívoro, que se alimenta de invertebrados aquáticos e terrestres, como insetos e aranhas, além de pequenos peixes, sapos, cobras e lagartos.



Habitat:


O Aruanã habita pequenos rios, igarapés e trechos de florestas inundadas.
Ficam bem próximos da superfície, onde caçam dentro e fora d’água. Costumam dar grandes saltos, de até 2 metros, para apanhar artrópodes ou fugir de predadores como os Botos.

Em águas pouco oxigenadas, o Aruanã nada com os barbilhões projetados para frente para conseguir oxigênio na superfície da água. Reprodução: O Aruanã se reproduz durante a enchente. Os machos da espécie guardam os ovos e as larvas na boca, mostrando extremo cuidado com a prole, protegendo-a.

Equipamentos:



O equipamento deve ser do tipo médio.




Linhas: 

12 a 17 lb.



 


Anzóis:

1/0 a 3/0.

Iscas:




Esse peixe pode ser capturado tanto com iscas naturais (peixes, camarão, insetos etc.) quanto artificiais, como Plugs de superfície e meia água e colheres.

Dicas:

 É mais fácil capturar o aruanã na beira dos lagos e lagoas, nas proximidades de troncos e plantas aquáticas. O aruanã costuma dar saltos espetaculares quando capturado, e o pescador precisa ter muita atenção ao retirar o anzol do peixe para não se ferir.

Comentários