7 de julho de 2017

Cuidados essenciais para pesca em rios


A pescaria em rios, também conhecida como pesca de barranco, é uma das modalidades de pesca existentes. Muito popular, ela pode ser praticada até por amadores, que precisam estar atentos à segurança durante a prática do esporte. O local, as águas do rio, a presença de animais, entre outros fatores, podem configurar um risco para o pescador.

Preparamos algumas dicas essenciais para quem gosta de pescar na beira de rios ou mais conhecido no barranco.


1- Observe o Local aonde deseja pescar:

• A pescaria em rios geralmente ocorre em locais cujo terreno é acidentado, possui pedras, risco de desbarrancar e ainda encharcado. Tenha cuidado ao explorar a área e observe bem por onde caminha, escolhendo sempre um local seguro.

• Lembre-se de que não basta ser um cantinho que pareça firme, mas sim toda a área. Afinal, a pesca, algumas vezes, exige movimentação e manobras, e se você estiver limitado a um pequeno espaço, pode cair na água, escorregar em pedras ou sofrer outros acidentes.      

2- Proteja-se do sol Da Maneira Adequada:

• O sol sempre deve ser uma das preocupações do pescador, que precisa proteger a pele, os olhos e a cabeça contra a radiação. A utilização do protetor solar é importante e pode ser usado juntamente com roupas apropriadas, que façam o bloqueio dos raios ultravioletas.

• Camisetas de manga longa, luvas, máscaras e bonés ou chapéus com esse tratamento no tecido devem fazer parte dos seus equipamentos. Em relação ao protetor solar, lembre-se que deve reforçá-lo a cada duas horas e aplicar em cada parte do corpo exposta.




3- Pesquise sobre a região: 

• Cada região escolhida para a pescaria em rios abriga uma fauna diferente. Ao escolher o próximo local para pesca, procure conhecer um pouco sobre a fauna da região. Assim, saberá quais tipos de animais poderá encontrar ali.

• Essa medida de segurança te ajuda a ficar prevenido e atento para esses possíveis encontros. Também ajuda na hora de escolher a melhor altura do rio para a pesca, já que os animais nem sempre estão ao longo de todo o rio, mas podem se concentrar em alguma região específica.


 4- Fique atento a Movimentação na Água: 

• Sempre que estiver pescando no rio observe a movimentação da água, pois ela pode denunciar a presença de animais. Mais um motivo para conhecer de antemão aqueles que ocorrem na região. 

• Fique ainda mais atento caso o dia esteja chuvoso ou as chuvas previstas para cidades vizinhas. A água de um rio pode subir rapidamente por causa de enxurradas e causar graves acidentes, desaparecimentos e outros imprevistos.

• Tenha sempre cuidado com a correnteza e movimentação natural das águas também. Observe as medidas de segurança para se pescar em locais com correnteza, caso esteja ali a espécie de peixe que você deseja.


5- Use Sempre equipamento de segurança:

• Nas proximidades de rios sempre estão animais como cobras e lagartos, afinal, o rio é fonte de água e de alimento para muitas espécies. O pescador deve sempre vestir calças compridas de tecido grosso e calçar botas seguras para sua pescaria em rios.

• O uso de perneiras também é indicado, já que evita ainda mais as picadas de cobras e outros animas peçonhentos. A maior parte dos incidentes com esses tipos de animais ocorre até a altura dos joelhos ou nas mãos e antebraço, por isso, proteja-se.

• Além de observar essas medidas, ainda é preciso ter consigo repelentes contra insetos e medicamentos para alergia a plantas ou picadas de animais. Utilizar o equipamento correto também garante o sucesso da sua pescaria em rios. Procure estar atento à sua hidratação e alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário