13 de junho de 2017

Saiba tudo sobre a Pesca Com Mosca ou Fly amigos






Varas:
De numeração #6 a #9. Varas de 9 pés são mais usadas, mas o comprimento pode ser menor em rios mais estreitos.

Carretilhas:
Compatíveis ás varas escolhidas

Linhas:
Flutuantes, intermediarias ou ‘’afundativas’’ (sinking), dependendo das características do local (profundidade e correnteza) e do comportamento do peixe do momento.

Lideres:
Com 2 a 3 m de comprimento para linhas flutuantes e de 1,5 a 2 m para as que afundam. Pode ser de náilon ou fluorcarbono, de 12 a 20 libras para tabaranas e de 20 a 30 libras para dourados, Em ambos os casos é necessário contar com um tippet metálico flexível, tão fino quanto possível. Outra opção é usar linha de multifilamento, em tonalidade de cor próxima á da água e espessura entre 0,25 a 0,35 mm. Um snap pequeno e resistente pode ser incorporado tippet.

Iscas: 
Poppers e hair bugs na superfície e streamers limitando peixinhos na meia-água, em anzóis 1/0 a 3/0. Opte por iscas lastreadas ao utilizar linhas sinking.


A pesca com mosca é considerada uma das mais antigas formas de pesca no mundo e também uma das mais artísticas. Sua origem se perde no tempo e existem controvérsias sobre a primeira menção sobre esse tipo de pesca.

Através de pesquisas podemos encontrar muitas referências sobre a origem da pesca com mosca, o que de certa forma acaba despertando a curiosidade de conhecer e se aprofundar no assunto.

O termo "Mosca" é utilizado para as iscas dessa modalidade, devido a sua origem ser baseada em iscas que reproduzem insetos, padronizou-se desta forma. Mas existem algumas iscas que não reproduzem diretamente um inseto, podem reproduzir frutos, crustáceos, pequenos peixes flores etc.

Quais iscas utilizar na pesca com mosca?

Assim como na pesca de outras modalidades, para obtermos a isca ideal devemos nos atentar a alguns pontos, tais como observar o local, habito alimentar dos peixes, opiniões especializadas de guias, outros pescadores etc.

A pesca com mosca é realizadas com iscas artificiais, desta forma alguns atrativos como odor e paladar muitas vezes não serão possíveis de serem reproduzidos.

Cabe ao pescador analisar esse conjunto de informações e transforma-la em conhecimento, realizar tentativas e experimentos diversos a fim de que possa realizar uma boa leitura da situação baseada nos melhores resultados.

Onde posso pescar com mosca?

Devido a influencia exterior da pesca com mosca, especificamente a pesca de trutas e outros salmonídeos, subentende-se que a pesca com mosca só pode ser realizada em rios, riachos etc.

Esse é outro pensamento errado, a pesca com mosca pode ser praticada em qualquer lugar, rio, mar, represa em pesqueiros etc.





A pescaria com mosca é apenas para trutas?

Essa pergunta foi praticamente respondida com as questões anteriores, não é mesmo? Mas vamos tentar elaborar uma boa resposta visto que essa pergunta é clássica por todos aqueles que pensam em praticar a modalidade.

A pesca com mosca não esta restrita apenas a pesca de trutas e outros salmonídeos. Realizando uma pesquisa por materiais escritos e vídeos essa pode ser a primeira impressão, mas como a pesca com mosca é aquela que rompe barreiras e quebra paradigmas podemos dizer que é possível realizar a pescaria de lambari até um Marlin Azul, basta pesquisar que vai encontrar vídeos e artigos relacionados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário