Conhecendo um pouco da Pesca com Mosca ou Fly Fishing!

Olá amigos, vamos falar um pouco de Pesca com mosca ou Fly fishing? 

Tentaremos esclarecer essa e outras questões referentes a essa modalidade que cada vez mais é procurada pelos pescadores do Brasil.

Pesca com mosca ou Fly fishing?

A tradução de Fly fishing é Pesca com mosca, você que não sabia se surpreendeu?







Essa modalidade de pesca é nova?

A pesca com mosca é considerada uma das mais antigas formas de pesca no mundo e também uma das mais artísticas. Sua origem se perde no tempo e existem controvérsias sobre a primeira menção sobre esse tipo de pesca.

Através de pesquisas podemos encontrar muitas referências sobre a origem da pesca com mosca, o que de certa forma acaba despertando a curiosidade de conhecer e se aprofundar no assunto.

O termo "Mosca" é utilizado para as iscas dessa modalidade, devido a sua origem ser baseada em iscas que reproduzem insetos, padronizou-se desta forma. Mas existem algumas iscas que não reproduzem diretamente um inseto, podem reproduzir frutos, crustáceos, pequenos peixes flores etc.


O que é atado? Devo atar minhas iscas?

De acordo com o dicionário atar está relacionado a amarrar, prender uma corda ou nó. Quando falamos de pesca com mosca, é muito comum ouvirmos de seus praticantes que são atadores de suas próprias iscas.

Os primeiros praticantes da pesca com mosca atavam suas iscas baseadas na reprodução dos insetos da região. 

Desta forma e até mesmo pelo anseio do homem pela criação, surgiram muitos atadores, onde hoje muitas moscas consideradas "coringas" possuem seus nomes e são utilizadas por todo mundo.

Atualmente existe um enorme comércio de materiais e ferramentas para atado, vídeos, programas de televisão e até cursos,o que possibilitou maior acesso e o conhecimento dessa arte.

Além de profissionais voltados a esse seguimento, onde é possível realizar encomendas de iscas especificas para determinadas situações, locais e peixes.




Quais iscas utilizar na pesca com mosca?

Assim como na pesca de outras modalidades, para obtermos a isca ideal devemos nos atentar a alguns pontos, tais como observar o local, habito alimentar dos peixes, opiniões especializadas de guias, outros pescadores etc.

A pesca com mosca é realizadas com iscas artificiais, desta forma alguns atrativos como odor e paladar muitas vezes não serão possíveis de serem reproduzidos.

Cabe ao pescador analisar esse conjunto de informações e transforma-la em conhecimento, realizar tentativas e experimentos diversos a fim de que possa realizar uma boa leitura da situação baseada nos melhores resultados.

Como citado na questão anterior relacionada à criação de iscas, com análise do hábito alimentar e diversidade de peixes existentes no Brasil muitos atadores já desenvolveram iscas consideradas coringas, podemos destacar a isca GENESIS, construída por Thiago Zanetti, para a pescaria de robalos.







Onde posso pescar com mosca?

Devido a influencia exterior da pesca com mosca, especificamente a pesca de trutas e outros salmonídeos, subentende-se que a pesca com mosca só pode ser realizada em rios, riachos etc.

Esse é outro pensamento errado, a pesca com mosca pode ser praticada em qualquer lugar, rio, mar, represa em pesqueiros etc.


A pescaria com mosca é apenas para trutas?

Essa pergunta foi praticamente respondida com as questões anteriores, não é mesmo? Mas vamos tentar elaborar uma boa resposta visto que essa pergunta é clássica por todos aqueles que pensam em praticar a modalidade.

A pesca com mosca não esta restrita apenas a pesca de trutas e outros salmonídeos. Realizando uma pesquisa por materiais escritos e vídeos essa pode ser a primeira impressão, mas como a pesca com mosca é aquela que rompe barreiras e quebra paradigmas podemos dizer que é possível realizar a pescaria de lambari até um Marlin Azul, basta pesquisar que vai encontrar vídeos e artigos relacionados.





Por onde começar praticar a pesca com mosca?

Se você está lendo esse artigo de certa forma já começou! Brincadeiras a parte podemos dizer que não existe uma regra para o inicio da pesca com mosca, cabe ao pescador decidir a forma que melhor lhe convém, local, peixe etc.

Mas conforme relatos de alguns pescadores, devido à falta de informação acabaram desistindo de realizar a pesca com mosca, desfazem de seus equipamentos e alega falta de adaptação a modalidade.

Para que esse tipo de situação não venha acontecer com você, segue algumas dicas para que você conheça a modalidade e se torne mais um "mosqueiro", como são chamados os praticantes da pesca com mosca.

Uma das formas de conhecer a pesca com mosca e qualquer outra coisa na vida é através do estudo, devido à era da informação, hoje temos um bombardeio de informações na Internet e outros meios impressos, programas de televisão, cursos especializados etc.

Claro que o contato com um pescador mais experiente é sempre mais esclarecedor e enriquecedor, então procure esse pescador, faça esse contato ao encontra-lo nos locais que costuma pescar, participe de workshops ou até promova encontros para troca de informações.




Conheça a ABPM Associação Brasileira de Pesca com Mosca, lá além de se associar, você terá acesso a muitas informações e até participar de eventos na regional mais próxima a você.




Comentários