Aprenda a regular o Drag da sua carretilha


Aquela estrela que fica junto à manivela da sua carretilha é um freio ponto a ponto chamado de drag amigos. Ele serve para regular a quantidade de linha que sai da sua carretilha.



O freio consiste em uma estrela onde se consegue oferecer mais resistência e aliviar o carretel. Essa estrela encaixa no eixo da peça, mas antes vem uma sequencia de peças, que à medida que for apertada ela vai pressionar um "tamborzinho". O círculo da carretilha é o freio.

Hoje, as carretilhas de perfil baixo variam a potência do freio entre 8, 10 e 12 libras, que é uma resistência muito interessante. Quanto maior o for o drag maior é a resistência na hora da briga com o peixe. Quanto maior o peixe, mais forte deve ser o drag.




Para regular o freio, destrave a carretilha e aperte toda a estrela, a ponto do carretel nem se mover, então vá soltando um pouquinho e vá puxando com a mão para ver o ponto certo.

Se deixar muito apertado pode estourar a linha e danificar outros componentes do equipamento. Não deixe toda a fricção apertada, deve ter um espaço para o peixe tomar linha.


Em algumas situações o drag deve ficar mais fechado, principalmente quando o peixe fica perto das estruturas, que pode comprometer a linha e a vara. Depois que você conseguir tirar ele, pode aliviar a fricção para você brigar com ele do seu jeito.

Comentários