Sete dicas para evitar as famosas cabeleiras em sua carretilha amigos




Todo pescador já passou pela triste experiência de ter uma bela cabeleira em sua carretilha, se ainda não passou pode ter certeza que ira passar amigos. Mais para ajudar a evitar as famosas cabeleiras em suas pescarias veja sete dicas para ajudar a evitar as famosas cabeleiras amigos.


1 - Regulagem dos freios magnético, mecânico e centrífugo 

Faça diversos testes antes da pescaria para deixar a sua carretilha o mais ajustada possível. Alguns modelos possuem até três tipos de freios ajustáveis. Lembre-se que quanto mais “apertado” o freio estiver, mais curtos serão os seus lançamentos, ainda que o risco de cabeleira diminua. Um bom modo para regular o freio mecânico é usando uma isca artificial. Recolha a linha até deixar uma sobra de três centímetros da ponta. Depois, vá soltado o freio com o peso da isca. O ajuste ideal se dará quando o engodo tocar a superfície d’água sem que o carretel continue girando, ou gire muito pouco.




2 - Evite iscas leves 

Não gosta de jeito nenhum de desfazer a cabeleira? Evite arremessar iscas leves com carretilhas! O molinete exerce essa tarefa com mais precisão e pode permitir um arremesso mais longo.


3 - Pratique arremessos Treine

Se puder arremessar em lagos particulares ou até mesmo em piscina todos os dias, o faça. Um pescador com as mãos calibradas vai arremessar muito melhor e, certamente, evitará o temido problema.


4 - Mantenha o polegar levemente no carretel 

Esta é a primeira dica que qualquer pescador aprendeu quando fez os primeiros arremessos com carretilha. Saiba que ela sempre será válida, pois esta é a melhor forma de controlar a saída da linha, por mais que as carretilhas tenham ficado mais modernas.



5 - Fique atento à quantidade de linha 
Quanto mais cheio estiver o carretel, menos chances terá de formar a cabeleira. Preste muita atenção antes de qualquer pescaria.

6 - Contra o vento, ajuste os freios 
O pescador mais experiente pode não se preocupar com esse fator. Contudo, o ideal é apertar bem os freios, já que o vento exercerá uma força contrária muito propícia para a cabeleira, sobretudo se a carretilha estiver “solta”.

7 - Iniciante use monofilamento para economizar 
É fato: um iniciante vai sofrer muito até conseguir fazer o ajuste e coordenar os movimentos para o arremesso perfeito com carretilha. Por isso, para evitar prejuízos, use linha monofilamento no começo. Se precisar cortar pedaços mais largos, certamente, o custo é inferior ao de multifilamento.

Comentários