Qual a melhor linha de pesca? Saiba como escolher a linha correta para sua Pescaria.







A primeira dica para escolher a melhor linha de pesca é saber qual é o tamanho e peso dos peixes no local que você vai pesca r e o tipo de pescaria que será praticado. A linha de pesca é um item essencial, pois é ela quem define o sucesso ou fracasso da pesca.

Você também vai precisar prestar atenção ao diâmetro, resistência e qualidade do material. É possível encontrar diferentes tipos de linha de pesca: as linhas de nylon ou monofilamento, fluorcarbono e multifilamento. Outro ponto importante é que para escolher a sua linha de pesca, você precisa atender as especificações do seu equipamento.

LINHA DE MONOFILAMENTO

 A linha de monofilamento (nylon) foi inventada por ocasião da 2ª Guerra Mundial, e ao longo desses anos evoluiu muito e se mostra como a preferida da grande maioria dos pescadores, por seu baixo custo, opções de diâmetro e resistência, e suas várias aplicações.

Podemos destacar a sua utilização para o corrico. Como guia, vejo muitos pescadores perderem muitas fisgadas tanto no corrico oceânico quanto costeiro. Muitas vezes isso ocorre pelo fato da isca ser arrancada da boca do peixe devido à utilização de material inadequado. Por isso, para corrico, prefiro utilizar varas de ação semirrápida e monofilamento um pouco mais flexível, o que acaba aumentando o número de fisgadas.
Podendo ser utilizada na maioria das pescarias seja em rios, represas, pesqueiros ou no mar.





LINHA DE MULTIFILAMENTO 

As linhas de pesca de multifilamento são confeccionadas a partir de polietileno de alto módulo. Por não possuírem quase nehum índice de alongamento, permitem uma sensibilidade única em relação a linhas de monofilamento.

Outro ponto de destaque é que seus diâmetros são de entre 1/3 a ¼ dos diâmetros correspondentes nas linhas de monofilamento com resistência equivalente.

Ao contrário do nylon, as linhas de multifilamento são sobremaneira mais visíveis no ambiente aquático e seu uso condiciona o uso de leader de Fluorocarbôno ou Nylon.




Para o pescador esportivo que deseja praticar arremessos de precisão com linhas 3-4 vezes mais finas pela mesma resistência do monofilamento, esta é uma excelente opção resultando em quase zero atrito nos arremessos.

Por outro lado é uma linha campeã na pesca vertical onde a sensibilidade e índice zero de alongamento transmitem qualquer batida de peixe, numa comunicação imediata ao pescador.

Em situações de pesca vertical no mar e a grandes profundidades, seu diâmetro reduzido encontra menos resistência aos desvios ocasionados pela correnteza.

LINHAS DE PESCA FLUORCARBONO 

A principal característica da linha de pesca de fluorcarbono é a sua resistência. As linhas de fluorcarbono são confeccionadas a partir do fluoropolímero termoplástico não reagente, tecnologia que permite que as linhas de fluorcarbono não rompam com facilidade, sendo usadas principalmente para evitar abrasão em cascalhos e pedras embaixo d’água.

Comentários