3 de novembro de 2016

Entenda mais sobre a relação de recolhimento de sua carretilha e molinete amigos












Muitos peixes quando são fisgados correm para um tronco, para uma pedra, e esse é um dos momentos em que o nosso equipamento trabalha bastante.

Tanto a carretilha como o molinete tem a relação de recolhimento e cada modelo tem sua própria relação. 5.3:1 – 8.0:1 – 7.3:1 – 6.3:1 – 5.1:1

Entenda o que significa os números que são encontrados nas carretilhas e molinetes amigos. Essa informação é muito importante, pois deixa você por dentro da capacidade do seu equipamento.

Para quem esta começando na arte da pesca, esta duvida é muito comum.
Principalmente para quem vai comprar sua 1° carretilha ou molinete, pois na maioria das vezes nem sabe o que significa estes números.

Vamos entender o que são estes números. 
Vou explicar o significado desses números e depois vou explicar como é feito a leitura deles.

O Primeiro número é a quantidade de voltas do carretel.
O Segundo número corresponde à fração de uma volta do carretel
O Terceiro número é a quantidade de voltas dada pela manivela.

Para que vocês possam entender melhor, vou usar dois exemplos, uma carretilha e um molinete com a relação de recolhimento diferentes para que vocês possam entender como é feita a leitura.

Vamos usar como primeiro exemplo a carretilha Lubina Black Widow Marine Sports
A relação de recolhimento dela é 8.3:1 e se lê da seguinte forma: 8,3 voltas por 1.
Isso significa que a carretilha recolhe 8,3 voltas do carretel para cada 1 volta dada pela manivela.






O segundo exemplo vamos usar o Molinete Elite 6000 também da Marine Sports
A relação de recolhimento dele é 4.1:1 e se lê da seguinte forma: 4,1 voltas por 1. Isso significa que a carretilha recolhe 4,1 voltas do carretel para cada 1 volta dada pela manivela.





Resumindo, uma carretilha que possui um recolhimento 8.3:1 recolhe muito mais rápido que uma carretilha com relação menor como 7.1:1 ou um molinete com 4.1:1
Essa diferença reflete no melhor desempenho nas suas pescarias, pois se um Tucunaré ou um Dourado, por exemplo, quiser ir para a galhada ou pedra, com um recolhimento mais rápido você pode impedir que isso aconteça e consequentemente, vai conseguir tirar o peixe da água.


Bom amigos acho que é isto ai, espero que essa informação tenha sido útil pra você e te ajude a entender essa parte técnica de sua carretilha ou molinete. Um abraço e boas Pescarias sempre amigos.

3 comentários:

  1. Excelente explicação para quem está iniciando!

    ResponderExcluir
  2. Quantos centímetros de linha recolhe + ou - uma carretilha Lubina Venator 8.0:1. A cada volta da manivela. Aguardo, um abraço a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo
      A leitura de uma Carretilha com 8.0:1 seria:
      A carretilha em questão, recolhe 8 voltas do carretel para cada 1 volta dada pela manivela. Em media cada volta do carretel de uma carretilha tem 0,8 cm. Então podemos dizer que uma carretilha com 8.0:1 recolhe 64cm a cada volta da manivela amigo.

      Excluir