23 de julho de 2016

Saiba como e onde tirar a sua Habilitação Náutica ( ARRAIS)








Assim como para dirigir carros nas ruas é necessário a habilitação para pilotar jet skis, lanchas, barcos e navios. O trânsito náutico também é burocrático para todas as áreas litorâneas do Brasil.

Se você deseja pilotar lanchas, jet skis e qualquer outro veículo de cunho marítimo,
é necessário que tire a habilitação. O processo não é demorado e não tem muita burocracia como acontece com a retirada da habilitação terrestre.

A Marinha exige uma carteira de habilitação a qual possui cinco categorias e três níveis em relação onde se vai navegar.

Para tirar a Carteira de Habilitação Amador (CHA), os interessados em conseguir a carteira de Arrais terão que apresentar um atestado de embarcado comprovando que possui no mínimo 10 horas de experiência prática a bordo de uma embarcação, além de pagar a taxa e apresentar todos os documentos necessários para tirar a carteira.

Já aqueles que quiserem pilotar motos aquáticas, terão que se matricular em marinas, iates clubes ou centros náuticos credenciados para fazer o curso de 4 horas de aulas práticas exigido para os pretendentes a carteira de Motonauta.





• VELEIRO
Apto para conduzir pequenas embarcações a vela sem propulsão a motor, nos limites da navegação interior.

• MOTONAUTA
Apto para conduzir moto aquática (Jet ski) nos limites da navegação interior (rios, lagos, lagoas, baías, enseadas, etc).





• ARRAIS AMADOR
Apto para conduzir embarcações de esporte e recreio nos limites da navegação interior. Os limites da navegação interior ou águas abrigadas são estabelecidos por cada Capitania com base nas peculiaridades locais (rios, canais, represas, baías, etc…) 
E em águas parcialmente abrigadas (navegação costeira). 
É o primeiro curso a ser realizado, basta o candidato ter 18 anos completos.

• MESTRE AMADOR
Apto para conduzir embarcações de esporte e recreio entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira, ou seja, aquela realizada dentro dos limites de visibilidade da costa até a distância de 20 milhas náuticas.

CAPITÃO AMADOR
Apto para conduzir qualquer tipo de embarcações de pequeno, médio ou grande porte entre portos nacionais e estrangeiros, sem restrições de navegação. Segundo a Lei Federal 9.537/97 existem 3 áreas de navegação destinadas aos barcos de lazer:



ÁREA INTERIOR
São as baías, enseadas, lagoas, lagos e rios. Diz-se também que são as águas abrigadas de mau tempo, locais onde não ocorrem tempestades.

ÁREA COSTEIRA
São as áreas de alto mar, até onde for possível avistar a costa, limitadas a um máximo de 20 milhas náuticas (cerca de 37 km).

ÁREA OCEÂNICA
São as áreas de mar aberto, de onde não se pode mais avistar a costa.

Sites de referência sugeridos para habilitação náutica:  

www.argonauta.com.br – São Paulo/SP
www.escolanautica.com.br – Campinas/SP
www.nauticamarazul.com – Guarujá/SP
www.topnauticabrasil.com.br – Rio de Janeiro/RJ
www.capitanianautica.com.br – Belo Horizonte/MG
www.escolanauticaes.com.br – Vila Velha/ES
www.iatenautica.com.br – Vitória/ES
www.lobadomar.com.br – Curitiba/PR
www.proanautica.com.br – Porto Alegre/RS



Nenhum comentário:

Postar um comentário