18 de março de 2016

Betara





Nome Popular Betara,  Papa-terra 


São peixes muito comuns ao longo do litoral brasileiro e sua maior ocorrência é na região Sudeste. Possivelmente são os peixes mais presentes em pesca de praia.

Habita os canais que se formam nas praias arenosas, sendo que os indivíduos adultos ficam no fundo e os jovens nas águas mais rasas.


Alimentam-se de pequenos peixes, crustáceos, moluscos e minhocas, que ficam expostas pela ação das ondas.

A carne é muito saborosa, mas é consumida principalmente por pessoas que conhecem bem esse peixe, como os pescadores amadores.


Equipamentos 
A forma de capturá-las é basicamente a pesca de arremessos em praias.
Equipamento de ação leve; linhas de 6 a 10 lb.; anzóis pequenos de nº 12 a 16 do tipo japonês.

Como a boca desse peixe é voltada para baixo, as pernadas devem manter os anzóis bem perto do fundo.


Iscas 
Somente iscas naturais, como camarão, minhoca de praia, tatuís,e pedaços de camarões e sardinha.

Curiosidades: Esses pequenos peixes são velhos conhecidos de todos os pescadores de praia. Quando estão com fome, então, a pesca se torna uma grande diversão, especialmente se praticada com material leve. Encontrados com fartura em certas épocas e regiões, distribuem-se de norte a sul do país, sendo especialmente abundantes na última.  

Dicas 
Pode ser capturado de dia e à noite.
Nas pernadas deve-se utilizar somente fio de nylon.
As Betaras alimentam-se junto ao fundo. Logo, quando mais próximo ao leito sua isca se encontrar, mais suas chances de sucessão. Entre o chicote e a linha principal, acrescente chumbada tipo oliva de peso inferior à principal, para manter o rabicho deitado junto ao fundo de areia.

Gostaria de pedir que vocês nos ajudem a manter o nosso Blogger com qualidade, atualizado, com informação e com ótimas dicas amigos, basta clicar nos anúncios que parecem aqui no topo e na lateral deste artigo, que vocês estarão nos ajudando e muito.
Muito Obrigado um forte abraço e boas Pescarias sempre amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário