Dicas para sempre fazer um bom nó de pesca e se dar bem em suas pescarias.

O no é muito importante em nossas pescarias, pois é ele quem vai determinar se você vai ou não trazer o bitelo fisgado.
Se você fizer um nó mal feito ou com muita presa, correra o risco de acabar perdendo sua isca
ou ainda pior, a isca e o bitelo fisgado.

Já vi muitas vezes parceiros chegarem no local de pesca e ver os amigos fisgando um peixe atrás do outro, na ansiedade de também fisgar um bitelo acabar amarrando a isca de qualquer jeito na linha.

E muitas vezes quando fisgava o bitelo, na hora da briga, naquele momento gostoso onde procuramos cansar o peixe, a pressão do bitelo puxando contra a força da carretilha ou molinete e o pescado, a linha acaba se desamarrando ou estourando bem no nó.  Fazendo o pescador perder o bitelo e a isca.

Muitas vezes aquela isca preferida. Por tanto amigos Pescadores de Plantão, é sempre bom seguir alguns cuidados na hora de se fazer um no de pesca, para que esta situação nunca aconteça com vocês e que no final de cada pescaria vocês estejam com suas iscas completas em sua caixa de iscas e que tenha fisgados vários bitelos.

Faça o nó de forma cuidadosa, certificando-se que a linha não ficou torcida e que cada volta dada está paralela.


Bons nós ficam com boa aparência, caso não sinta confiança é melhor refazê-lo.

Antes de apertar o nó passe saliva para lubrificar. Além de facilitar a operação evita que o atrito enfraqueça a linha.

Examine o nó após cada captura ou enrosco. Caso perceba que a linha ficou marcada ou deformada refaça o nó.

Não economize. Sempre use um bom comprimento de linha, que seja suficiente para fazer o passo a passo e ainda ter um pedaço para fazer o aperto final.

Corte a linha com ferramenta adequada. Não use os dentes use uma tesoura de pesca. Já vi parceiros acabarem com a pescaria após tentar cortar a linha com os dentes, devido à dor de dente.

Ao experimentar um novo nó de pesca, pratique sua montagem em casa. Faça com calma, dê preferência, em um local confortável e bem iluminado para adquirir pratica e aprender bem a fazer o nó, se não ainda não estiver confiante em usar em sua pescaria não use.

Siga sempre estes passos amigos para ter uma boa pescaria e não correr o risco de perder sua isca e o bitelo fisgado por ter feito um nó na correria.

Pescarias são feitas de detalhes, e estes detalhes são muito importantes para o sucesso de uma boa pescaria.

Espero que gostem das dicas amigos.
Um abraço a todos e boas pescarias sempre.

Comentários