Dicas para Pesca de Tilápias







Vamos falar hoje sobre este peixe muito gostoso de pescar, e com uma carne muito saborosa.
As Tilápias são nativas da África, mas foram introduzidas em muitos lugares nas águas abertas da América do Sul.

Hoje a Tilápia é um dos peixes mais encontrados em Pesqueiros e Pesque e Pague de alguns estados do Brasil. Mas também pode ser encontrada em lagos e represas.

A pescaria de Tilápia realizada em pesqueiros é uma pescaria simples que não exige muito. Vale lembrar que as tilápias que fisgamos nos pesqueiros são tratadas com ração então o ideal é sempre utilizar a mesma ração utilizada pelo pesqueiro.

Outra dica é utilizar a ração P40 que é uma das rações utilizadas pelos criadores durante o periudo de engorda das tilápias, antes delas irem para os pesqueiros.

Além da Ração você também pode utilizar tanto na pesca em pesqueiros como em represas ou lagos varias outras iscas como, por exemplo:
Massas, capim ou erva-doce, bicho da laranja, minhoca, milho verde, Bicho do pão entre outros.


A tralha de pesca

Geralmente uma boa vara caipira de bambu ou uma vara telescópica de ate 3Mt em uma pescaria de Pesqueiro, já é o suficiente, mas nas represa e grande lagos o ideal é o molinete ou a cartilhas.

Não precisa ser um equipamento passado, quanto mais leve mais divertido e mais gostosa será a fisgada. Vou indicar aqui a vocês amigos, o material que costumo utilizar em minhas pescarias de Tilápias em represas como a represa do Passauna ou Rio Verde em Campo Largo – PR.
E também na represa do Capivari que também fica no PR e que costumo frequentar.

Lembrando que tanto para as varas de Mao quanto para as carretilhas ou molinete a configuração da tralha é a mesma. Só muda mesmo a vara de mão que são mais utilizadas em pesqueiros e os molinetes e cartilhas mais utilizadas em represas para poder arremessar a uma distancia maior.


Equipamento
Uma vara de ação leve e um molinete micro com linha 0,25 mm monofilamento.
Chumbo leve de no máximo 30 gramas tipo ervilha com furo no meio para que o chumbo fique solto correndo na linha.

Leve muito em consideração essa dica, pois o chumbo é um aliado de muitos pescadores, mais também um grande vilão, o excesso de chumbo ou ele travado na linha, quando o peixe chega à isca e abocanha a isca ele sente o peso do chumbo e geralmente neste caso solta a isca.


Anzol
O anzol para a pesca com massa, aconselho o uso de um anzol com mola tipo maruseigo, pois esses modelos fixam melhor a massa e evitam que ela se solte no arremesso.
Deve se utilizar um conjunto de 12 a 16 que já com a mola.

Na pesca com outros tipos de iscas como bicho da laranja, Bicho de pão, minhoca, milho verde, capim ou erva-doce recomendo o chinú ou marusseigo dos 12 ao 16.

Outros anzóis muitos usados também são das marcas: Albatroz, Owner, Marine Sports, Gamakatsu, Kenzaki entre outras.

Para a pesca onde você optar pescar com bois para que sua isca não fique totalmente no fundo, você pode utilizar as tradicionais boias de isopor de 2 a 3 cm, ou as Penas de madeira ou de plásticas, entre 10 a 15 cm.


Suporte de Vara 
Como este tipo de pescaria é de espera, aconselho o uso de um descanso de vara (Suporte),  pois se você ficar com a vara na mão, a cada instante que se mexer vai movimentar a isca e a tilápia é um peixe “manhoso”, com isso vai acabar espantando o peixe.


Ceva
As tilápias gostam de se alimentar no fundo do lago e permanecer nas imediações onde a comida estiver, portanto uma boa ceva se faz necessário.

É aconselhável utilizar ração de coelho, pois afunda rapidamente e mantém os peixes no local, pois vai se dissolvendo aos poucos ( não use quirera).

Para pescas em pesqueiros ate um punhado de terra arremessado em cima da sua boia pode atrair as Tilápias, uma vês que elas pensarão se tratar do funcionário do pesqueiro jogando ração no lago para elas.


Outros acessórios 
As tilápias se debatem muito quando levantamos a linha com ela fisgada ou quando as trazemos em nossa direção depois de fisgadas, elas se batem tentando escapar do anzol, então o uso de um passagua é essencial em sua pescaria.

Outra dica é ter um pano ou flanela, para proteger a mão, pois os espinhos dorsais da tilápia, podem machucar sua mão ao retirá-las do passagua, ou anzol de sua boca.

Outra dica é tenha em sua caixa de tralha, sempre material sobressalente como linhas, anzóis, chumbo, Boias etc..

Uma dica muito importante também é não utilize uma massa muito dura, se as tilápias veem resistência elas não comem a isca. (Neste caso o arremesso deve ser muito suave para a isca não se soltar). Uma dica importante é nunca esticar muito a linha. Ela deve ficar com uma “barriga” para o peixe não sentir resistência alguma quando carregar a isca.


Paciência e concentração é um quesito que faz toda a diferença, você deve ficar observando atentamente a Boia ou a ponta da vara, quando perceber um mínimo movimento significa que o peixe esta beliscando sua isca. De forma rápida e firme puxe a vara para tentar a fisgada.

Nunca fique com a mão na vara, pois o peixe ira perceber e se afastar, quando for colocar a mão no equipamento o faça para tentar a fisgada, puxando-o com força.

A pesca da tilápia requer uma atenção redobrada, pois é um peixe muito arisco e manhoso, por isso é aconselhável manter o máximo silêncio à beira do lago, evitando as passadas pesadas ou mesmo falar muito alto.

Bom amigos espero que com estas dicas simples possa ajudar vocês em sua pescaria de tilápia.Que vocês possam usar estas dicas em seu beneficio na pesca deste peixe saboroso e muito gostoso de fisgar. Se quiserem deixar um comentário sobre estas dicas fiquem a vontade amigos, e convido a todos vocês para curtir a nossa pagina no Facebook e a se inscrever em nosso canal de vídeos no YouTube. Um grande abraço e boas pescarias sempre amigos.

Veja alguns vídeos de pescaria de Tilápias, feito por amigos Pescadores de Plantão que acompanham a nossa pagina.


Comentários

  1. Eh bom utilizar tbm bóia do tipo agulha, pois eh mais fácil de perceber que a tilápia está na linha.

    ResponderExcluir
  2. É garantia de se pegar tilápias em lagos e represas usando milho como Isca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro na verdade nenhuma isca é garantida, Todo pescador sabe que tem dias que o peixe bate melhor em uma isca, em outros em outra isca. Mas uma ceva de milho azedo vai te ajudar muito a pegar as tilápias com milho parceiro

      Excluir
  3. qual o horario que as tilapias estão comendo mais

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, então... As tilápias são peixes ariscos. No caso da chumbada, pode se amarrar o anzol, com a chumbada na linha livre. Não corre o risco da chumbada descer, e encostar no anzol, e no caso assustar o peixe?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, no caso deichar a chumbada solta na linha, não corre o risco da chumbada descer e encostar no anzol, e assustar o peixe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue um pedacinho de galho na grama e amarre uns 20 cm acima do anzol (a chumbada fica acima do galho). Isso vai deixar a chumbada longe do anzol e sua isca vai boiar no fundo do lago e ficar mais visível para as tilapias.

      Excluir
    2. Vc vai fazer o cabresto na linha entre o anzol e a chumbada com um nó de 3 voltas no cabresto não desce a chumbada.

      Excluir

Postar um comentário

Muito Obrigado por você estar acompanhando o nosso site amigo. Aproveito para convida-lo a se inscrever em nosso canal no YouTube e peço que clique nos anúncios que aparecem aqui em nosso site. Assim você esta nos ajudando a manter o mesmo com ótimas dicas. Muito Obrigado amigo.