14 de dezembro de 2015

Equipamento de Pesca Para Iniciantes na Pesca de Praias



  

Os materiais e equipamentos para iniciantes da pesca, geralmente, possuem custos e matérias primas variadas. Por isso, devemos levar em conta, a condição financeira de cada iniciante da pesca.  

 

Nem todos têm condições suficiente para adquirir um material de qualidade e marcas consagradas e importadas, que possuem um valor muito elevado em relação a materiais mais simples e preços mais acessíveis, mas tanto os equipamentos mais caros quanto os equipamentos mais baratos irão ter um bom resultado em sua pescaria. 

Mais se puder, sempre compre o melhor equipamento de pesca possível. 
Pois ele, com certeza, só lhe trará benefícios, comodidade e segurança acima de tudo.
O ponto de partida é a vara correta, para a altura certa de cada praticante da pesca de praia.

Geralmente, na pesca de praia, é recomendada, varas que possuam 
três partições, a 1ª parte é o punho, 2ªo meio e 3ª a ponta. 

A vara deve medir o mínimo de 3,90 MT. 
A vara deve ser de ação rápida e ter ponta rígida e resistente.
 Isso vai lhe garantir segurança, resistência e bons arremessos. 
Nunca compre varas maciças para a pesca de praia, Pois elas são muito passadas e 
vão dificultar o seu arremesso.




De preferência a varas tubulares de três partições sempre.
Não compre vara maciça para utilizar na pesca de praia, pois são muito pesadas, por ser preenchida. Compre vara tubular de três partições como mencionado acima. 

A marca o preço ficam a critério e do bolso de cada um.
Vocês vão achar no mercado varas com marcas muito famosas e com uma tecnologia superior, porem o preço será um pouco maior que as marcas mais populares que também funcionam muito bem e tem um valor mais acessível que as marcas tops. O que vai fazer a diferença é o quanto você pretende investir em suas tralhas.

Molinetes: 
Existe uma grande variedade de molinetes, mas o fator primordial, que se deve levar em conta, na hora da escolha deste, que é o mais importante equipamento de uma pesca, é a quantidade de rolamentos, e capacidade de armazenamento de linha no tambor, ou seja, carretel.

Escolha um molinete de porte médio, que caiba em seu tambor. (carretel) no mínimo 200 metros de linha 0,25 milímetros (molinete Long Cast). Molinete Long Cast, é aquele que possui a bobina alongada, que proporciona um maior armazenamento de linha e melhor arremesso.

Quanto à quantidade de rolamentos, indico molinetes de no mínimo três rolamentos.
Posso indicas dois molinetes para iniciantes que já utilizei em minhas pescarias de praia. Eles são leves, eficientes, e práticos de manusear.

1°  Molinete Tacom Summit Light 6000 Long Cast com dois Carretéis, quatro rolamentos, velocidade de recolhimento: 5.2:1 capacidade de armazenamento de linha: 0,30 milímetros = 250 metros.

2° Molinete XT 4000, da Mariner Sport. Molinete com dois Carretéis, quatro rolamentos, velocidade de recolhimento: 4.1:1 capacidade de armazenamento de linha: 0,50 milímetros 130 metros. Super leve e suave, com grande capacidade de armazenamento de linha e recolhimento rápido, o que facilita bastante a vida do pescador iniciante, na hora de retirar o peixe da água.




LINHAS DE PESCA:
Na praia geralmente utilizamos bitolas de linhas de 0,14mm até 0,35mm, quanto mais fina for à linha, melhor será o arremesso, teremos menos atrito entre a linha e os passadores, conseguindo assim lançar a uma maior distância e a fixação dentro d’água, fazendo com que o movimento das ondas não arraste com facilidade a linha. Então para este tipo de molinete colocamos uma base(fundo) de linha 0,35mm cerca de 100 a 200m e completamos com uma linha 0,21mm com aproximadamente 250 e 300m. Finalizando colocamos um líder (arranque) de 8m que seria o dobro do tamanho do caniço (3,90m) com linha 0,35mm de ótima qualidade se tratando de resistência.

Para pesca de praia pesada, use nestes molinetes, linhas de monofilamento 0,25 milímetros, com líder/arranque com linha de fluorcarbono 0,35 a 0,40mm. Se for linha monofilamento (nylon), use linha de espessura 0,30mm, com líder/arranque com linha 0,40 milímetros, ou líder/arranque cônico de 0,18 a 0,57.

Suporte para Vara
Na pesca de praia é essencial, pois não dá pra ficar o tempo todo com a vara na mão. Principalmente se ela for pesada. O mais prático, é arremessar e logo após, colocar a vara no suporte (descanso, porta vara, secretaria). De vez em quando é que se deve pescar com a vara na mão, mas não durante toda a pescaria.

ANZOL: 
Dependendo do tipo alvo de peixe, utilizamos anzóis específicos, mas os mais utilizados e que veem demonstrando excelentes resultados são os anzóis Mustad N° de 6 a 12 Marine Sport N° de 6 a 12Estes tamanhos sugeridos são para pesca de praia de peixes pequenos e médios. 
O segredo é saber trabalhar o peixe, liberando e recolhendo a linha de forma correta.




CHUMBADAS:
As chumbadas são de extrema importância na fixação do chicote de pesca de praia com as iscas nos anzóis.

Existem inúmeros formatos de chumbas entre todos os mais usado é o formato tradicional pirâmide como a mais utilizada no mundo, além de carambola, torpedo, oliva entre outras, mas o recomendável é que compre: 3 pirâmide 75 gramas, 3 pirâmide 100 gramas, 3 pirâmide 125 gramas 3 Garra de 75 gramas, 3 Garra de 85 gramas, 3 Garra de 105 grama e 3 Garra de 125 gramas, e o mesmo de outros formatos que desejar. Compre sempre chumbadas reserva, para não perder o melhor da pescaria.

GIRADORES: 
Os giradores, mas conhecidos também como destorce dores, tem a função de unir a linha principal que vem do molinete, com a linha mestra do chicote de pesca, através de um nó em cada argola, evitando assim, com os seus giros, a torção da linha devido os giros dos peixes. Existem giradores, ou seja, destorcedores, de várias marcas e com formatos de 2 e 3 argolas giratórias, e de várias cores também. Independente das cores deve-se usar e saber conservar, de forma a ter um maior tempo de uso. Compre sempre em pacotes com no mínimo 10 unidades.

SNAPS: 
Os snaps, mais conhecidos também como presilha, tem a função de engate rápido, que uni a linha principal, ao girador/destorcedor e a união do girador/destorcedor com a linha mestra do chicote de pesca de praia e também uni o girador/destorcedor à chumbada. Eles podem ser comprados por unidades ou em pacotes de 10.

ROTOR: 
Os rotores possuem uma funcionalidade primordial na pesca de praia, pois são eles que seguram as pernadas com os anzóis no chicote de pesca e giram 360º, evitando a torção da linha devido os giros que os peixes dão durante o recolhimento. O rotor geralmente é introduzido na linha mestra do chicote de pesca de praia na seguinte ordem: 1º um nó, 2º uma miçanga 3º o rotor, 4º a segunda miçanga e por último, o nó. Dessa forma e ordem, coloca-se quantos rotores quiser para por os anzóis, ou seja, um chicote de pesca de praia pode ser feito com 1 ou 3 rotores que servem como suporte para os anzóis.

ACESSÓRIOS: 
Os acessórios complementares para serem usados na pesca de praia são:
1º Elastricot, para enrolar as iscas, evitando que caiam durante os arremessos.
2º A tesoura para cortar o camarão e outras iscas
3º Um cortador de unhas para cortar as sobras da linha de nylon
4º Porta Anzol para por os anzóis pré-prontos de reserva e mantê-los bem esticados
5º Um alicate de bico, para retirar os anzóis da boca do peixe.
6º Um Chapéu de pescador, com abas laterais e traseira que protegem além do rosto, orelhas e pescoço.
7º Um protetor solar, fator 30, de preferência em spray, que facilita a reaplicação de uma em uma hora.
O que também não pode faltar na tralha do pescador é o óculos de sol e capa de chuva.
Lembrando que após a sua pescaria de praia todo o seu matéria deve se ser lavado para a retirada de areia e água salgada. Para assim manter a durabilidade dos mesmos.

Gostaria de pedir que vocês nos ajudem a manter o nosso Blogger com qualidade, atualizado, com informação e com ótimas dicas amigos, basta clicar nos anúncios que parecem aqui no topo e na lateral deste artigo, que vocês estarão nos ajudando e muito.

No vídeo a baixo o nosso amigo Pescador de Plantão João Batista Cristovam Borges
Faz uma Pescaria de Praia e fisga um belo papa terra na Praia de Atlanta - RS.
Quem puder assistir fique a vontade amigos.

Um comentário:

  1. Olá boa tarde, estou querendo iniciar na pesca de praia e sua ajuda foi de bom proveito, abrigado!
    Atenciosamente: José Paulo

    ResponderExcluir