Aprenda como escolher a cor da isca artificial para pesca dos belos Predadores amigos.









Apesar de o Black bass, Dourado, Tucunaré, Traira possuirem uma excelente visão, esses peixes não conseguem definir exatamente as cores, mas o contraste das cores de cada artificial.

Além do contraste das cores, os peixes são levados a atacar uma artificial pela silhueta, som, vibração,movimento e o brilho do material.

Conforme o estado do peixe, a cor da água, profundidade, luminosidade, terreno, a artificial deve apresentar todos esses itens para atrair este peixe.

Praticamente, todas as cores das artificiais são capazes de atrair os peixes, conforme cada situação, mas, para escolher uma cor favorita, tudo começa no psicológico do pescador.


 Entre as diversas artificiais que costumo usar, principalmente os bigbaits, cranks, shads e vibration, as minhas cores favoritas são as que apresentam realismo em suas pinturas. Sou levado a escolher essas cores porque imitam perfeitamente com naturalidade as cores dos bait fish.

A técnica é tentar enganar o peixe com os movimentos da artificial e suas cores.
Também não podem faltar na minha maleta as artificiais com cores que tenham mais contraste e, portanto, chamativas. Tenho como favoritos os hards de cores vermelho- escuro, black gold, red gold, hot tiger e chartreuse (verde- limão ou amarelo- limão), que são de extrema importância nas minha pescarias. Geralmente, nelas, analiso primeiramente quais são as espécies de bait fish existentes no local, a cor da água, tipo de terreno e estrutura para usar a isca adequada com a cor ideal.


Caso seja um lago a que costumo ir quando estou praticando, já chego com a isca pré- selecionada, mas nem sempre acontece o que planejamos.  Escolher a cor ideal é muito importante e faz a diferença. Quem nunca usou uma isca e a lançou varias vezes e não pegou nada, mas, ao trocar de cor, no primeiro arremesso pegou o peixe?


Quem nunca pescou com um parceiro que pegava mais peixes que você usando a mesma isca, só com uma cor diferente ?

Existe o ditado conhecido: "em águas sujas, uma cor chamativa; em águas limpas, uma cor natural"

Isso tem um pouco de lógica, mas não significa que devemos seguir essa regra à risca, lembrando que o comportamento dos peixes é variável.

Não deve espantar o fato de o peixe preferir naquele momento uma cor natural.
Em todo caso, deixo algumas dicas de cores com mais contraste e chamativas para as águas sujas.

Nessas águas, procure usar a cor hot tiger, black gold e chartreuse, mas não esqueça que essas cores, principalmente a chartrause, também têm grandes resultados em águas mais limpas.
Mas por quê ? Dou um exemplo.


Se eu estiver usando um crank de cor chartreuse em águas limpas, onde o terreno é rochoso com a tonalidade escura, esse hard apresentará mais contraste e irá se destacar no meio da estrutura.

O segredo é destacar a artificial nessas estruturas, principalmente se a ideia é pegar os peixes por reação.

Se o fundo do lago for de terreno com uma tonalidade de cor mais clara, posso usar um hard vermelho, ou um black gold; enfim, existem inúmeras e inúmeras técnicas.


Comentários