Dicas para melhorar suas fisgadas na pesca de Traíras com Iscas artificiais Fogs.







Normalmente na pescaria de Traíra utilizo uma isca de superfície, as mais indicadas para a pesca de traíra em minha opinião são os Frogs (sapinho). Mas além dos Frogs também temos os ratinhos e os franguinhos que também dão um bom resultado.

Muitos amigos Pescadores de Plantão, já me relataram que vem utilizar o Frog em suas pescarias e não tem conseguido ter um bom resulto apesar de ter vários ataques à isca. Neste artigo vou tentar ajudar a todos os amigos Pescadores de Plantão que vem tendo este problema em suas pescarias e tentar tornar as fisgadas mais eficazes.

As traíras são um peixe territorial que gostam de ficar em baixo de galhadas e da vegetação nos lagos e rios. Os melhores lugares para você ter um ataque com certeza será trabalhando sua isca próximo destas áreas.

A traíra quando ataca a isca procura abocanhar toda ela em sua boca, então o ideal é ter vários Frogs em sua caixa de iscas de tamanhos variados. E sempre que os ataques persistirem, mas a fisgada não aconteça procure alterar o frog para um menor.

Muitas vezes a isca é maior que a boca da traíra o que impossibilita a fisgada. Outro dica que dou é sempre que for comprar seu Frog, de preferência pelos de três anzóis. Os frogs com dois anzóis são bem mais comuns no mercado, mas os com três a possibilidade da fisgada ser certeira é bem maior.


Tempo da fisgada:

O tempo da fisgada também é um fator muito importante, geralmente ao escutar a batida já tentamos fisgar o peixe, mas este momento muitas vezes o peixe esta atacando somente nas cerdas que representam as pernas da isca. 
Geralmente, deixo a traíra ajeitar melhor a isca na boca para só depois fisgar.

Mas como saber se a isca esta ou não ajeitada na boca do Peixe ?


Lugar ideal para pescar as Traíras


Não existe uma formula mágica amigos, tudo vai depender do tempo da fisgada e este tempo vai depender do material que você esta utilizando. O pescador vai ter que descobrir o tempo correto de fisgar o peixe e este tempo vai variar de material para material e de Pescador para pescador.

Por exemplo, na maioria das minhas pescarias de Traíras tenho como equipamento principal, Uma vara ultrarrápida, carretilha compatível e linha multi 20lbs. Com esse equipamento a fisgada se torna extremamente rápida e firme.

Quando estou com molinete uso uma vara de ação moderada, aí a fisgada deve ser bem mais longa (maior amplitude) e forte.

É importante o pescador descobrir o tempo certo para o seu equipamento.
Quando se perde muitas fisgadas, normalmente, o pescador está fisgando antes do tempo. Uma técnica boa para descobrir o tempo do seu equipamento é contar alguns segundos antes de fisgar.





Exemplo:
O peixe bateu e o pescador fisgou imediatamente, não funcionou.
O peixe bateu, conte até 1 e fisgue, não fisgou mas deu para sentir o peso do peixe.
O peixe bateu, conte 1, 2 e fisgue, deu certo !!! Certo, este é o tempo para aquela situação e do seu equipamento.

Muitos pescadores utilizam essa contagem pra pesca com iscas Softs.
É bom lembrar, tudo isso depende de várias considerações a serem levadas em conta no momento da pescaria (local, época, equipamento, etc,,).

Foto do nosso amigo Pescador de Plantão Valmir Gomes

O melhor de tudo isso é que somente praticando muito se consegue melhores resultados e, pelo menos pra mim, não existe melhor coisa que praticar.
Geralmente, linhas de multifilamento e varas ultrarrápidas ajudam bastante nesta Pescaria.

Cor: 
Sempre obtive mais ataques nas cores brancas inteiras ou pretas inteiras, mas é sempre bom ter varias cores em sua caixa de iscas.

Muitos fatores podem influenciar na cor preferida do peixe no dia da pesca, e nem sempre a isca que deu um bom resultado em uma pescaria, dará um bom resultado em outra pescaria, principalmente em local diferente.

Na pratica você ira descobrir qual a cor chama mais a atenção das trairás durante a sua pescaria no local e dia em que você esta pescando.

Quando Pescar as Trairás 



No verão, final de primavera e princípio de outono, ou seja, quando a temperatura da água não estiver abaixo de 18ºC. Durante os meses mais frios, principalmente nos estados do Sul, seus instintos caçadores praticamente tornam-se NULOS, alimentando-se entre intervalos de imobilidade e grande letargia.
Resumindo tudo, seriam que a Traíra HIBERNA igual os ursos dos EUA no inverno rigoroso, preferindo ficar enterradas no lodo no fundo do lago e imóvel, poupando energia e esperando um lambari desavisado passar por perpo para abocanha-lo.

No inverno pode-se pescar Traíra com minhocas artificiais e jigs ou iscas deep runners de profundidade e trabalhando-se lentamente é bem capas de engatar alguma Traíra com fome ou saudade de abocanhar algum alimento fácil.

Mas que o verão é a melhor época pra se pescar a Bocuda, a isso não posso negar nenhum pouco, pois é o mês de maior atividade na superfície e nas iscas artificiais que trabalham na flor d’água.

Bom amigos espero que com este artigo consiga ajudar ao menos um pouco vocês a ter um maior sucesso em suas fisgadas com as Bocudas usando o Frog.



Lembrando que estas dicas também servem para todas as iscas artificiais de superfície. E que estas são as minhas preferências pessoais. Alguns amigos pescadores podem discordar de algo ou ter melhores resultados com outras iscas. Fique a vontade para comentar amigos e compartilhem suas preferenciais com a gente.

Quero agradecer ao nosso amigo Pescador de Plantão Valmir Gomes
que gentilmente nos autorizou a usar suas fotos desta bela pescaria de Traíra neste artigo. Leia também: Como pescar traíra nos lagos


Comentários

  1. Uso muito a bóia. Deixo ela um palmo de distância da isca. Já na água eu dou fortes puxões a traíra fica insana e ataca. Pra melhor fisgada, deixo a boia afundar uns dois palmos e fisgo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito Obrigado por você estar acompanhando o nosso site amigo. Aproveito para convida-lo a se inscrever em nosso canal no YouTube e peço que clique nos anúncios que aparecem aqui em nosso site. Assim você esta nos ajudando a manter o mesmo com ótimas dicas. Muito Obrigado amigo.